O que é pneumonia?


A pneumonia é uma das doenças que mais afeta a população infantil. Damos-lhe as chaves para poder identificar os seus sintomas e também toda a informação necessária para saber em que consiste e qual é o tratamento para enfrentá-lo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pneumonia é considerada uma das doenças infecciosas que mais mortes infantis causam no mundo (em torno de 15% da população menor de 5 anos).

Ataca principalmente crianças com doenças de base que sofrem de desnutrição, mas com uma imunização adequada e uma boa alimentação pode ser prevenida.

A seguir, esclarecemos algumas dúvidas sobre o que é a pneumonia, que provoca sintomas, quais são as causas de seu surgimento e como acontece, entre outras coisas.

O que é?

A pneumonia é uma doença infecciosa aguda do trato respiratório que afeta os pulmões. Faz com que os alveólos (pequenos sacos que formam os pulmões se enchem de líquido e pus, impedindo a troca de oxigênio e criando dificuldades para respirar corretamente.

A neomnía é mais frequente em crianças e idosos. Tambiénn são mais vulneráveis a ela as pessoas com doenças crônicas inmonodeprimidas.

Por que ocorre?

Esta patologia pode ser causada por vários agentes. Sua origem pode ser vírico, bactérias fungos, sendo a mais comum a pneumonia bacteriana, causada pelo streptococcus pneumoniae.

Seus sintomas

Nas primeiras fases da doença , os sintomas da neuomnía são parecidos com os de um resfriado, uma gripe.

Por isso, é importante acompanhar a evolução do estado da criança. Entre as manifestações mais frequentes, encontramos febre alta, tosse (pode ser com expectoração), calafrios, dores musculares, cansaço, dificuldades para respirar, perda de apetite e até mesmo dor abdominal.

Perante o aparecimento dos primeiros sintomas, é importante ir ao médico para que o especialista avalie a situação e estabelecer um tratamento adequado.

Como se transmite?

Pode ser transmitida de várias maneiras, como através de gotículas produzidas pela pessoa infectada quando tossir espirrar, através do sangue até por bactérias que estão presentes no trato respiratório de crianças de forma comum.

Tratamento

Para tratar a pneumonia bacteriana recorre-se geralmente a antibióticos por via oral. O mais utilizado é normalmente a amoxicilina.

É importante salientar que qualquer tratamento deve ser prescrito por um profissional e não cair em erros, como a automedicação. Se o seu filho não melhora os sintomas se agravarem, não hesite em consultar o médico para evitar que a doença evolua e possa provocar riscos maiores.

Prevenção

Além de manter uma alimentação correta , para que os pequenos tenham os nutrientes essenciais, a forma mais eficaz de prevenir a doença é a vacinação, Em Espanha, o calendário de vacinas das crianças são imunizados com a vacina conjugada 13-valente aos 2, 4 e 12 meses.

Comments

Popular posts from this blog

Quais doenças durante a gravidez pode afetar o bebê?

Diferença das empresas e tributação das MEI, ME e EPP.